Como um detetive descobre informações sigilosas?

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram
Como um detetive descobre informações sigilosas?

Existem diversos motivos que levam uma pessoa a procurar um detetive particular. Infidelidade conjugal, espionagem empresarial e fraudes no meio corporativo são apenas alguns deles. Muitos destes casos estão longe da conclusão por causa de informações ou materiais confidenciais difíceis de serem levantados e apresentados como prova. Mas então como um detetive descobre informações sigilosas?

Para alcançar este tipo de prova de forma correta, é preciso contar com a habilidade de um profissional sério e comprometido, afinal, evidências obtidas ilegalmente podem comprometer as investigações e até mesmo prejudicar o contratante.

A importância de contratar um detetive qualificado

Contratar um detetive particular qualificado é de extrema importância quando você deseja solucionar o seu caso. Desconfie de “detetives” que se apresentam como investigadores policiais. O ofício de um detetive particular é extrapenal, isto é, toda a ação realizada por ele com o objetivo de reunir provas, isoladamente, não pode resultar em prisão.
Um detetive particular pode assistir outros policiais mediante autorização do delegado responsável pelo caso, mas nunca pode agir como um membro da corporação policial. Evite riscos jurídicos escolhendo um profissional de boa índole e experiente na área em que atua. Como um detetive descobre informações sigilosas? Quais ferramentas ele utiliza? As práticas que ele utiliza têm respaldo da lei? Ele possui boas experiências em casos anteriores?

Mas como escolher um detetive particular de qualidade?

  • Um detetive particular de qualidade deve possuir uma formação oficial emitida por uma instituição superior que seja reconhecida pelo Ministério da Educação. Não acredite em detetives que apenas “seguiram o dom e a intuição”.
  • Consegue comprovar sua formação e aprimoramento com certificados de cursos profissionalizantes ou de especialização.
  • Atua em uma empresa séria e regularizada pelo Ministério do Trabalho.
  • Possui um portfólio de clientes que comprove suas experiências anteriores.

O que um detetive particular nunca pode fazer?

  • Quebra de sigilo – um detetive particular não deve sob hipótese alguma vazar informações dos casos que investiga. Nem para amigos e familiares. Ética em primeiro lugar.
  • Andar armado – porte de armas? Nem pensar. Este artifício é autorizado e deve ser utilizado apenas por policiais. Se o detetive que você está em contato afirma que possui porte de armas e não é policial, repense a decisão de contratá-lo. Uma atitude como esta pode interferir e prejudicar as investigações e o julgamento perante à lei, caso haja.
  • Dar voz de prisão – assim como o porte de armas, apenas policiais podem dar voz de prisão a infratores.
  • Ser indiscreto – ir a locais frequentados pelo investigado diversas vezes ou usar roupas chamativas pode levantar suspeitas e até mesmo acabar com a investigação.

Meios de obter informações sigilosas:

  • Gravação de conversas – algumas declarações feitas em ambientes privados, vindas de uma pessoa ou mais podem conter uma informação sigilosa capaz de concluir uma investigação. Neste caso, escutas estrategicamente posicionadas ou canetas espiãs são uma ótima opção para gravar conversas. O gravador de voz precisa ter pureza sonora e ser de longo alcance.
  • Captação de áudios – seguindo a lógica acima, a captação de áudios contendo informações sigilosas trocados via smartphone pode servir como prova em diversas investigações. Para conseguir este tipo de prova, é necessário contar com o próximo artifício.
  • Softwares espiões – softwares espiões são, sem dúvida, uma das mais importantes armas para obter informações confidenciais. Uma vez instalado, é possível obter senhas, acessos, conversas, e-mails e históricos de navegação, muitas vezes com conteúdos valiosos para o detetive e seu contratante.
  • Rastreamento de IP – em alguns casos, para descobrir origens de transações bancárias, por exemplo, é necessário rastrear os IPs envolvidos
  • Fotografias – dependendo da situação, é possível conseguir uma informação sigilosa com uma boa câmera fotográfica portátil e de longo alcance.
  • Rastreadores de veículos com GPS – o rastreador em si pode não obter uma informação secreta, mas pode guiar o detetive ao local certo para conseguir provas.

Sim, aparatos de captação de áudio, câmeras e filmadoras de qualidade, softwares espiões e outros aparelhos tecnológicos de alta qualidade são imprescindíveis para descobrir informações sigilosas, mas obter as provas necessárias sem infringir a lei e concluir o caso de forma satisfatória para o cliente, depende única e exclusivamente da capacidade e da estratégia traçada pelo detetive em questão.

Um bom detetive atua com cautela, perspicácia e aplica em sua diligência a prática adquirida e aprimorada em anos de estudo, além da experiência galgada com casos anteriores. A Evidência Detetive reconhece a importância de um bom profissional para a obtenção de informações sigilosas, por isso, oferece desde 2003 a melhor equipe de investigação disponível no mercado para ajudar você.

Entre em contato e compartilhe seu caso conosco, será uma honra atendê-lo.

concorrencia-desleal-evidencia-detetive
Detetive Particular

Concorrência Desleal

Sabemos que em um mercado cada vez mais competitivo, existem diversos tipos de profissionais e empresas, e infelizmente muitas companhias

Leia mais »