Está desconfiado dos funcionários?

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram
Como é feita investigação empresarial?

O seu negócio prosperou e não é mais possível cuidar de todas as demandas da empresa sozinho. Com isso surgiu a necessidade de contratar funcionários para ajudarem certo?

A verdade é que não importa o ramo de atuação da sua empresa e nem se você tem um ou mil funcionários, onde existem pessoas, infelizmente, podem existir fraudes.

Diversas pesquisas realizadas por empresas renomadas confirmam esse fato. Confira alguns resultados:

– Kroll divulgou uma pesquisa que 70% das empresas brasileiras sofreram algum tipo de fraude no ano de 2015.

– A empresa Ernest & Young concluiu que 18% dos executivos brasileiros acreditam que ações fraudulentas são justificáveis dependendo de seu objetivo.

– Já a consultoria PwC identificou que 41% das empresas apontam os próprios funcionários como os responsáveis por vazamento de dados.

Todos esses dados são alarmantes e nos levam a ficar desconfiado dos funcionários que trabalham conosco. Mas muita cautela! Não saia acusando ninguém injustamente. Pois isso ainda pode se virar contra você e gerar um processo. A melhor forma de agir é ter certeza do que está acontecendo dentro da sua empresa e ter provas para uma acusação.

Sinais de que minha empresa pode estar sendo fraudada

Fique atento em alguns sinais que os próprios funcionários e até mesmo sua empresa te dão de que algo está errado:

  • Os funcionários começam a agir de forma diferente para tentar acobertar as fraudes que vem cometendo;
  • Suas informações sigilosas estão sendo descobertas, favorecendo seus concorrentes;
  • Você e seu concorrente começam a ter as mesmas ideias e eles sempre usufruem dela primeiro do que você;
  • Números passam a não fazerem mais sentido.

Conseguiu identificar esses sinais na sua empresa?

Então é melhor começar a não só ficar desconfiado dos funcionários e sim arrumar meios de proteger a sua empresa das fraudes como: não criar oportunidades para que os funcionários cometam a fraude, não deixar pequenos deslizes passarem em branco pois isso começa a passar um imagem de impunidade e contratar um detetive para aplicar uma investigação empresarial.

Como agir quando estiver desconfiado dos funcionários

A melhor forma de agir quando existe essa dúvida de fraudes dos funcionários é ir em busca de provas para incriminá-los ou inocentá-los.

É aqui que o serviço do detetive será muito útil para sua empresa com uma profunda investigação empresarial. Que inclui monitoramento interno, infiltração e até mesmo uma contraespionagem.

O que é a investigação empresarial?

A investigação particular tem a função de proteger a sua empresa de fraudes e espionagem. O primeiro passo é o dono da empresa compartilhar todas as informações necessárias do funcionamento do seu negócio para que o detetive entenda a empresa e possa escolher a melhor abordagem para chegar em resultados 100% seguros. Outro ponto muito importante é que o contratante não conte para ninguém sobre a contratação. Pois pode acontecer de chegar aos ouvidos dos funcionários que cometem a fraude e eles se precaverem da investigação. Entenda algumas das estratégias adotadas por detetives:

  1. A monitoria interna realizada com o auxílio da tecnologia consegue detectar extorsões, fraudes e coletar provas em imagens, vídeos, áudios e textos.
  2. A infiltração é indicada quando só a monitoria interna não será suficiente para identificar as fraudes. Desse modo o detetive precisa se infiltrar na empresa e conquistar a confiança dos funcionários assim ele traçará o perfil de cada funcionário. Identificando e coletando provas da suposta fraude.
  3. Contraespionagem é indicado no caso de seus concorrentes estarem sempre saindo na sua frente. A suspeita aqui é que seu rival tenha plantado um funcionário espião na sua empresa para coletar informações relevantes. Com a contraespionagem é possível encontrar esse funcionário e salvar os dados da sua empresa.

Equipamentos

Os detetives particulares que realizam a investigação empresarial utilizam os mais modernos equipamentos para obterem as provas. Conheça alguns deles e suas funções:

  • Câmeras – a instalação de câmeras ocultas nos mais variados espaços da empresa

possibilitam capturar fotos e vídeos. Para que o detetive observe a movimentação dos funcionários.

  • Escutas – Um sistema de escuta permite que todas as conversas sejam

registradas e avaliadas pelo detetive empresarial particular. Se existirem diálogos que

Sobre a fraude você já terá uma prova irrefutável.

  • Programas de computadores – com o auxílio de softwares especializados, é possível

monitorar os computadores dos funcionários e também identificar se seu sistema está sendo

invadido.

A proteção preventiva também é um bom caminho para evitar fraudes futuramente. E antes da contratação do funcionário o detetive profissional vasculha toda a vida dessa pessoa para descobrir tudo sobre o passado da pessoa e identificar se é uma pessoa com más intenções.

Contrate detetives particulares comprometidos

Agora que você já sabe como agir se estiver desconfiado dos funcionários é muito importante ressaltar que para um serviço tão delicado e que exige o conhecimento de tantos dados íntimos do funcionamento do seu negócio como a investigação empresarial. É necessário contratar um bom detetive.

E aqui na Evidência Detetive você encontra detetives altamente qualificados, treinados para os mais diversos imprevistos e atualizados com os métodos mais recentes de investigação. Nossos equipamentos também acompanham o que existe de mais moderno no mercado para que as provas tenham alta qualidade e sejam irrefutáveis.

Atuamos no ramo de investigação por mais de 20 anos, e também auxiliamos em investigações conjugais, familiares, pessoas e animais desaparecidos e etc. Conte o seu caso para nós que escolheremos a melhor estratégia para solucionar seu problema.

concorrencia-desleal-evidencia-detetive
Detetive Particular

Concorrência Desleal

Sabemos que em um mercado cada vez mais competitivo, existem diversos tipos de profissionais e empresas, e infelizmente muitas companhias

Leia mais »