Filhos usando drogas: como perceber?
Ter filhos é, sem dúvidas, uma experiência única. Cuidar de um ser tão dependente de você e acompanhar seu desenvolvimento são tarefas que despertam os mais variados sentimentos – felicidade, medo, orgulho, preocupação são apenas alguns deles.
Entretanto, com a chegada da adolescência, os pais se deparam com uma nova e desconhecida realidade: o desejo de independência que surge nos filhos. Este processo, que começa por volta dos 12 anos, é completamente normal e saudável.
E quando essa fase traz consigo comportamentos atípicos? É comum aos pais o receio de ter surpresas desagradáveis, como o uso de entorpecentes. Quando o assunto é filhos usando drogas: como perceber? O que fazer para confirmar ou descartar uma suspeita?
Sinais que seu filho está usando droga
Está desconfiado de que seu filho pode estar usando drogas? Então fique atento a alguns comportamentos.
1) Mudança de hábitos repentina
Se o seu filho cultivava hábitos e, de uma hora para outra, mudou completamente de atitude, hobbies e amigos, vale acender o sinal vermelho. Este fator, isolado, não é um forte indício de uso de drogas, mas toda mudança de comportamento repentina na adolescência deve ser investigada.
É importante ressaltar que os adolescentes, em sua maioria, acreditam que não podem se abrir com os pais e acabam interiorizando seus problemas e frustrações. Esse comportamento pode ser refletido na mudança de hábitos e também no uso de drogas.
2) Agressividade
Adolescentes que antes nutriam um comportamento tranquilo e amigável e agora são agressivas, irritadas e até mesmo briguentas podem estar usando drogas. Todo entorpecente causa alterações psicológicas, oscilações de humor constantes e a grande maioria provoca ansiedade. Por isso, se o seu filho apresentar algum desses sinais, fique atento.
3) Falta ou excesso de apetite
Algumas substâncias psicoativas como a cocaína, o crack e a maconha influenciam diretamente no apetite de uma pessoa. Algumas inibem a fome e outras a descontrolam. Sendo assim, observe como estão os hábitos alimentares do seu filho. Ele está comendo mais do que o normal? Fica muito tempo sem se alimentar?
Embora a falta ou o excesso de apetite possam indicar o uso de drogas, não se precipite: esses sintomas também podem ser provocados por outros transtornos psicológicos ou alguma doença física. Vale investigar.
4) Faltas na escola e notas baixas
De uma hora para a outra o desempenho escolar do seu filho despencou? Recebeu informações de que ele faltou aula sem sua permissão? Esse sinal, junto aos demais, também podem indicar o uso de drogas.
5) Novos amigos
As companhias de um adolescente podem influenciar e muito o seu comportamento. Por isso, se o seu filho abandonou as amizades antigas e passou a andar com outros amigos que você não conhece, busque se familiarizar com eles para identificar se esses jovens não aparentam fazer uso de drogas.
Além desses 5 comportamentos principais, há fatores como pupilas dilatadas, olhos avermelhados e gastos excessivos que podem somar na hora de decidir investigar melhor ou não.
Se você identificou comportamentos estranhos em seu filho recentemente e desconfia que ele pode estar usando drogas, não aja no impulso.
“Como ter certeza de que meu filho está usando drogas?”
Confira o que não fazer nesse momento:
- Confrontá-lo – Confrontar um adolescente que está usando drogas só vai afastá-lo ainda mais do convívio familiar.
- Sondar os amigos – Encher os amigos do seu filho de perguntas só vai fazer com que ele sinta que teve sua privacidade invadida. Por mais angustiado que você possa estar, a confirmação do uso de drogas não deve vir de outras pessoas. Até porque dificilmente os amigos de um adolescente vão “entregá-lo” para os pais dele, não é mesmo?
- Tentar investigar por contra própria – Um pai ou uma mãe que desconfia que seu filho está usando drogas costuma ter o ímpeto de vasculhar celulares, computadores, cadernos, agendas ou qualquer material que possa fornecer a informação desejada. Entretanto, se o seu filho descobrir que você está fazendo isso e ele não estiver fazendo nada de errado, é um laço de confiança que pode se quebrar entre vocês.
Afinal, o que fazer?
Com filhos usando drogas a melhor forma de descobrir sem que você esteja diretamente envolvido no processo é contando com um detetive particular. Além disso, o investigador tem como missão apresentar provas concretas de um acontecimento, caso ele realmente tenha ocorrido.
Em caso de negativa para o uso de drogas, por exemplo, o adolescente jamais saberá que um detetive já investigou ele. Vale a pena deixar um assunto tão delicado nas mãos de quem entende do assunto, como os profissionais da Evidência Detetive.
Conte com a Evidência Detetive
O melhor caminho para uma boa investigação é deixar a tarefa nas mãos de quem entende do assunto. Com a Evidência Detetive, você tem a garantia de um trabalho sério e bem executado.
Experiência – Aqui você encontra profissionais com mais de 25 anos de experiência em investigação;
Know-how – Mais de 1.000 casos solucionados em diferentes esferas;
Credibilidade – A Evidência Detetive oferece o melhor serviço de investigação do estado desde 2003;
Segurança – Manter a integridade e a segurança de todos os clientes é a base de todas as investigações realizadas;
Privacidade – Todas as estratégias de investigação são desenvolvidas com base na Lei contra a Violação do segredo profissional, previsto no Art. 154 do Código Penal;
Equipamentos de ponta – Para uma investigação de excelência, contamos com os melhores e mais modernos equipamentos de campo – desde rastreadores a câmeras ocultas.
Precisa de nossos serviços? Fale com um detetive agora mesmo.