A profissão de detetive particular é regulamentada?

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram
A profissão de detetive particular é regulamentada

Muitas especulações são feitas sobre a profissão dos detetives particulares, mas você sabia que a profissão de detetive particular é regulamentada?
Confira no texto:

Antes de falarmos sobre a regulamentação da profissão é necessário voltar no tempo e entender todo o histórico dessa profissão para entender melhor como chegamos na profissão de detetive particular.

História da Profissão

A origem da profissão dos detetives particulares ainda é um pouco incerta, mas muitos historiadores apontam para o ano de 1850 com Allan Pinkerton nos Estados Unidos. Ele viveu em uma época onde o índice de criminalidade era alarmante e junto com seus dois filhos fundaram uma das agências de detetives particulares mais famosa da história. Os Pinkerton ajudaram a resolver diversos roubos de trens, participaram de missões secretas e até serviram ao Exército americano. Além disso, Allan ficou muito famoso ao transformar seus casos de investigações em livros policiais.

Outro nome bastante apontado como o primeiro detetive particular do mundo foi  o francês Eugène François Vidocq que por muitos anos aplicou diversos golpes e ficava entrando e saindo da cadeia. No tempo em que Eugène ficou preso acabou servindo como informante para o governo e ajudou a prender criminosos muito mais perigosos do que ele. Diante disso, a polícia notou sua excelente habilidade investigativa e em 1811 foi declarado investigador oficial do governo.

Já aqui no Brasil, o primeiro detetive foi Joaquim Ganância em 1894 na cidade do Rio de Janeiro. Sua aptidão surgiu no meio de uma grande tragédia de caráter pessoal quando seu filho foi sequestrado e a polícia não foi capaz de resolver o caso. Joaquim então passou a procurar seu filho por conta própria até desvendar o crime, salvar seu filho e prender os criminosos.

Mas somente em 1961 em São Paulo é que os detetives particulares voltaram a ficar em alta quando surgiu a primeira agência particular de detetives chamada EBIL (Empresa Brasileira de Investigações Ltda.) e o fundador foi o Detetive Jefferson Trenck.

No Brasil a profissão de detetive particular é regulamentada?

Apesar de a primeira agência de detetives ter surgido em 1961 a profissão de detetive particular só foi regulamentada no Brasil durante o ano de 2017 com a lei 13.432/2017. A partir desse momento foi considerado um detetive particular aqueles profissionais que por conta própria coletem dados e informações de natureza não criminal, para o esclarecimento de assuntos de interesse privado de seus clientes. 

A nova lei também tornou possível que detetives particulares atuassem em investigações policiais em curso desde que seus clientes autorizassem assim como o delegado de polícia responsável por aquele caso.

Essa nova lei além de determinar os deveres da profissão estabeleceu uma série de proibições para a profissão como: aceitar serviços que contribuam para a prática de crimes, divulgação dos meios e os resultados da coleta de informações salvo em defesa própria, ou utilizar os dados coletados contra o cliente contratante.

Quando contar com um detetive particular?

Agora que você já sabe que a profissão de detetive particular é regulamentada, que tal descobrir se esse profissional pode te ajudar?

Os detetives particulares atuam nas mais diversas áreas como familiar, empresarial, desaparecimento, traição, descoberta de maternidade e/ou paternidade e muito mais. Então se você se encaixa em alguma dessas categorias o detetive particular poderá te ajudar a resolver o seu caso.

Conte com a Evidência Detetive

O melhor caminho para uma boa investigação é deixar a tarefa nas mãos de quem entende do assunto. Com a Evidência Detetive, você tem a garantia de um trabalho sério e bem executado. 

Experiência – Aqui você encontra profissionais com mais de 25 anos de experiência em investigação; 

Know-how – Mais de 1.000 casos solucionados em diferentes esferas; 

Credibilidade – A Evidência Detetive oferece o melhor serviço de investigação do estado desde 2003; 

Segurança – Manter a integridade e a segurança de todos os clientes é a base de todas as investigações realizadas; 

Privacidade – Todas as estratégias de investigação são desenvolvidas com base na Lei contra a Violação do segredo profissional, previsto no Art. 154 do Código Penal; 

Equipamentos de ponta – Para uma investigação de excelência, contamos com os melhores e mais modernos equipamentos de campo – desde rastreadores a câmeras ocultas.

Precisa de nossos serviços? Fale com um detetive agora mesmo.

concorrencia-desleal-evidencia-detetive
Detetive Particular

Concorrência Desleal

Sabemos que em um mercado cada vez mais competitivo, existem diversos tipos de profissionais e empresas, e infelizmente muitas companhias

Leia mais »