O que é contraespionagem e como utilizá-la

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram
o que e contraespionagem

Você já deve ter ouvido falar em contraespionagem em filmes ou seriados de ação, não é mesmo? Entretanto, essa prática não existe apenas na ficção ou em sistemas governamentais ultrassecretos da vida real. Sim, a sua empresa pode contar com o serviço de contraespionagem — só resta você saber o que ela é e como pode ser utilizada a seu favor. 

O que é contraespionagem?

A contraespionagem existe porque o mercado financeiro é voraz, e empresas que se destacam nele tendem a atrair olhares curiosos. Às vezes esses olhares são tão curiosos que podem ser até… criminosos. 

Isso porque, quanto mais uma organização cresce, mais sucesso ela faz e mais capital ela gira. Proporcionalmente, cresce sua estrutura e se expandem suas ramificações. Isso envolve dinheiro, poder, confiança e dados. E onde há dados, deve haver sigilo. 

O que o maior concorrente do seu negócio faria se tivesse acesso aos seus números? O que você acha que ele faria se conseguisse entrar de alguma forma em sua empresa e descobrisse a receita do seu sucesso? A resposta é óbvia: ele usaria essa informação para tirar você do topo e ocupar o seu lugar.

O ato de “entrar na sua empresa” e acessar todo o seu tesouro intelectual só pode acontecer de uma maneira: através da espionagem. Mas quem espiona quem espiona você? Assim surgiu a contraespionagem, ou a contrainteligência, uma tarefa que tem como missão identificar e neutralizar ações de espionagem e avaliar ameaças cibernéticas para proteger seu patrimônio físico e intelectual, além de seu banco de dados.

Como fazer contraespionagem?

Contraespionagem não é uma tarefa simples, muito menos para amadores. É preciso ter experiência no assunto, equipamentos com tecnologia de ponta e a estratégia mais completa possível para proteger e fortalecer todos os pontos frágeis da empresa. Por isso, se você precisa de um serviço como esse, não pense duas vezes: contrate um detetive particular especializado em contrainteligência para evitar problemas maiores.

Como atua o detetive particular na contraespionagem?

Veja algumas das etapas de uma diligência de contraespionagem realizada por um detetive particular especializado.

  • Varredura interna – uma das primeiras atitudes de ação do detetive particular é a varredura na empresa que está suspeitando de espionagem. Nesta varredura, é possível identificar câmeras e escutas plantadas ilegalmente por funcionários, e desabilitá-las no momento certo. Muitas vezes, desligar os equipamentos plantados imediatamente levantam suspeitas por parte do espião, que identifica que seu alvo percebeu que está sendo espionado. Assim, fica mais difícil de chegar a um culpado. Dependendo do caso, deixar os equipamentos funcionando pode pegar o espião desprevenido. 
  • Monitoria com tecnologia de ponta – com o detetive particular, trabalham estrategicamente softwares espiões, câmeras filmadoras e fotográficas, escutas telefônicas, microfones e microcâmeras. Todos estes equipamentos ficam em vigília a fim de captar provas concretas a respeito da espionagem.
  • Infiltração – nesta abordagem de investigação, o detetive particular se camufla como funcionário ou cliente de uma ou ambas as empresas. Isto acontece para averiguar se a espionagem está acontecendo apenas externamente, ou se existe vazamento de informações ocasionado pela equipe da própria empresa espionada. Não é nada incomum funcionários que vendem informações em troca de dinheiro ou pela promessa de uma colocação melhor no mercado. Caso consiga se infiltrar na empresa suspeita, o detetive particular pode conseguir acessar os computadores e captar conversas ou movimentações irregulares que comprovem a espionagem ilícita.

Quanto tempo leva uma investigação de contraespionagem?

Uma investigação de contraespionagem, quando bem executada e segura, pode levar meses para ser concluída. Isto porque todo o processo deve correr em discrição absoluta, para que não haja violação de provas ou levantamento de suspeitas por parte do espião-alvo. Partindo do princípio que o seu concorrente está munido de um espião para prejudicar sua empresa, significa que ele também está contando com estratégias complexas e bem executadas, porém, infelizmente, com más intenções. Por isso, para conseguir evitar prejuízos e conseguir justiça, é preciso ter calma e paciência neste processo. Na maioria dos âmbitos de investigação, a pressa pode ser a maior inimiga do contratante e seu detetive. Se você estiver precisando de um serviço de contraespionagem, foque na qualidade e no resultado do caso, não na rapidez de sua resolução.

Conte com a Evidência Detetive

O melhor caminho para uma boa investigação é deixar a tarefa nas mãos de quem entende do assunto. Com a Evidência Detetive, você tem a garantia de um trabalho sério e bem executado.

Experiência – Aqui você encontra profissionais com mais de 25 anos de experiência em investigação;

Know-how – Mais de 1.000 casos solucionados em diferentes esferas;

Credibilidade – A Evidência Detetive oferece o melhor serviço de investigação do estado desde 2003;

Segurança – Manter a integridade e a segurança de todos os clientes é a base de todas as investigações realizadas;

Privacidade – Todas as estratégias de investigação são desenvolvidas com base na Lei contra a Violação do segredo profissional, previsto no Art. 154 do Código Penal;

Equipamentos de ponta – Para uma investigação de excelência, contamos com os melhores e mais modernos equipamentos de campo – desde rastreadores a câmeras ocultas.

Precisa de nossos serviços? Fale com um detetive agora mesmo. 

concorrencia-desleal-evidencia-detetive
Detetive Particular

Concorrência Desleal

Sabemos que em um mercado cada vez mais competitivo, existem diversos tipos de profissionais e empresas, e infelizmente muitas companhias

Leia mais »