Você com certeza já assistiu a algum filme ou seriado em que detetives correm contra o tempo para solucionar grandes casos. Não é para menos, já que a história de investigadores não policiais e seus casos são um dos gêneros mais populares da literatura desde o início século retrasado. Tudo que você precisa saber sobre detetive particular.
Quem não conhece ou ouviu falar sobre os fantásticos e apaixonantes casos de Sherlock Holmes, do escritor Arthur Conan Doyle, ou do enigmático James Bond da franquia 007? A arte de detectar pistas e montar quebra-cabeças que pareciam não ter solução. É o resultado da união entre técnicas sofisticadas de trabalho e talento.
O que chamam de faro aguçado. Deixando um pouco de lado a ficção e voltando à realidade, é preciso conhecer o detetive em sua forma original, abandonando a ideia de uma pessoa misteriosa em sua capa de gabardine. E portando uma lupa andando atrás de provas. Por isso, é preciso conhecer a história real desta profissão tão antiga e ao mesmo tempo tão tecnológica.
A palavra detetive vem do inglês detective, surgida em meados do século XIX e originalmente usada como um adjetivo no sentido “servindo para detectar”. Já a palavra investigação, vem do latim investigare, que significa procurar, ir atrás, tentar descobrir. Vestigare que quer dizer seguir pista, originada da palavra vestigium, que por sua vez significa pegada, marca deixada no chão.
Há relatos de que o primeiro detetive na profissão de investigação particular foi Allan Pinkerton, em 1850, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos. Allan era escocês e fugiu para Chicago com o intuito de fugir da perseguição que sofria do governo de seu país. Naquela época, discordâncias políticas não eram toleradas. Tentou estabelecer-se abrindo uma oficina para conserto de tonéis de carvalho. Frustrado com o fraco movimento do estabelecimento, decidiu que mudaria de profissão.
Como Chicago era uma cidade muito violenta, Pinkerton passou a investigar os crimes da cidade em que vivia, e foi tão reconhecido que fundou a Agência Nacional de Detetives Pinkerton, a agência de detetives mais antiga do mundo. Hoje, existem diversos serviços de investigação, mas os mais comuns são os abaixo:
● Investigação conjugal
● Investigação empresarial
● Investigação familiar
● Investigação de pessoas desaparecidas
● Investigação através de funcionário ou cliente oculto
Como funciona cada ramificação
Para saber tudo sobre cada estilo de investigação, é preciso entender como funcionam as ramificações da profissão.
- Investigação Conjugal – na vida matrimonial, é comum que, em certo ponto do relacionamento, um dos envolvidos comece a suspeitar de infidelidade. Uma pesquisa da empresa Tendências Digitais apontam que 70,6% dos homens brasileiros já traíram em uma relação. Alarmante, não é? Para comprovar as suspeitas, muitas pessoas contratam um detetive particular conjugal. É ele quem vai monitorar os passos do parceiro em questão. Chegadas tardias, telefonemas suspeitos e desvios de trajeto são observados por profissionais a campana, e através de seus equipamentos, é registrada a infidelidade, caso haja.
- Investigação empresarial – quer confirmar a legitimidade do trabalho dos seus funcionários ou verificar se há fraude ou desvio de mercadorias em sua empresa? Contrate um detetive empresarial. Com ele, você consegue comprovar suspeitas de violação de propriedade intelectual. Levantar inquéritos criminais para pesquisas financeiras ou de mercado e garantir a idoneidade da sua equipe profissional. A empresa de investigação certa desvenda estes e muitos outros casos suspeitos.
- Investigação familiar – o relacionamento entre parentes pode ser bastante complicado. Através de um plano estrategicamente elaborado e equipamentos específicos de investigação. É possível buscar informações sobre filhos adolescentes com comportamento fora do normal, maus tratos de filhos ou parentes idosos ou incapazes e até localizar familiares desaparecidos.
- Investigação de pessoas desaparecidas – nada mais delicado do que enfrentar o desaparecimento de uma pessoa querida. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2017 foram registrados 82.684 desaparecimentos. Já em 2019, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha levantou um dado ainda mais impressionante: a cada hora, oito pessoas desaparecem no Brasil. Nestes casos, o detetive particular busca coletar todas as informações possíveis acerca do desaparecimento. Para que exista a chance de encontrar o ente querido, é necessário que haja absoluta transparência na hora de compartilhar tudo que se sabe sobre pessoa. Com o dossiê pronto, o detetive começa a diligência investigando os dados da polícia e iniciará o trabalho de campo. Para aumentar as chances de encontrar o desaparecido, as primeiras horas são fundamentais. Por isso, não hesite em contratar um detetive particular na mesma hora em que acionar as autoridades policiais.
- Investigação através de funcionário ou cliente oculto – possui uma empresa e quer descobrir como está o atendimento e o desempenho dos funcionários? Então chegou a hora de contratar um detetive particular. Saber como seu público é tratado em seu estabelecimento significa garantir que tudo está correndo nos conformes, e que você não está perdendo clientes ao invés de ganhá-los. O detetive particular, em sua função de funcionário ou cliente oculto, analisa fatores como tom de voz, gentileza, tempo de atendimento, abordagem, fraude, desvios de caixa e honestidade dos funcionários. Assim, você garante o sucesso do seu negócio e evita riscos legais ou financeiros.
Vantagens de contratar um profissional qualificado
Contratar um detetive particular qualificado é de extrema importância quando você deseja solucionar o seu caso. É preciso ter a garantia de que os métodos e equipamentos utilizados durante a investigação são legais. Desconfie de detetives que se intitulam investigadores policiais. Todo o trabalho de um detetive particular é extrapenal, ou seja, a ação isolada da reunião de provas por ele não implica em prisão. Um detetive particular pode auxiliar em casos de polícia mediante autorização do delegado responsável pelo caso. Evite riscos penais escolhendo bem o profissional que você vai contratar. Quais são as ferramentas utilizadas por ele? As práticas que ele utiliza estão dentro da lei? Provas levantadas de forma ilegal são anuladas de imediato caso você queira levar seu caso à justiça, fazendo com que você perca as chances de obter justiça.
O que um detetive particular não pode fazer:
- Quebra de sigilo – um detetive jamais pode compartilhar informações sobre seus casos em jornais, revistas, televisão ou em qualquer esfera de mídia pública ou até mesmo com amigos e familiares.
- Andar armado/Porte de armas – para se proteger em situações de campo, o ideal é dominar técnicas de defesa pessoal e possuir um bom condicionamento físico. Lembrando que a melhor maneira de se proteger é não se envolver em situações de risco.
- Dar ordem de prisão – mesmo que o detetive particular esteja autorizado pela polícia a ajudar em um caso, nunca pode dar voz de prisão a alguém.
- Usar roupas chamativas – discrição é fundamental para desempenhar este papel.
- Ir muitas vezes ao mesmo lugar – afinal, fazendo isto quem começa a levantar suspeitas é o próprio detetive.
Fuja de detetives que apresentam soluções fáceis para o seu caso. Um bom profissional nunca vai pelo caminho mais fácil, e sim pelo caminho estratégico e detalhadamente projetado para solucionar a sua questão. A Evidência Detetive atua desde 2003 no mercado de investigação particular e oferece os mais sofisticados serviços e equipamentos para auxiliar você a obter as provas que deseja. Através de auditorias internas e externas e aplicando as práticas de conduta exigidas no artigo 154 do Código Penal, garantimos segurança total e qualidade inquestionável na prestação dos nossos serviços. Entre em contato e conte com a ajuda de profissionais altamente qualificados. Investigação particular é sinônimo de Evidência Detetive.
Somos a melhor empresa de investigação particular
A Evidência Detetive se enquadra no campo das melhores empresas de investigação do país. Localizada em São Paulo, tem longa experiência no segmento, e conta com uma considerável lista de clientes atendidos.
Entre seus principais serviços estão a Investigação Empresarial, Conjugal e de Funcionário ou Cliente Oculto. Mas, desenvolve outras atividades que personalizam uma empresa de investigação particular. Entre em contato e conheça mais.